quinta-feira, maio 22, 2008

"FOI LONTRA"

Em 1970, quando meus pais compraram o sítio, a propriedade contava com dois empregados. Vou alterar os nomes, pois algumas das pessoas ainda podem estar por aí, embora há muitos anos não tenhamos mais notícias.

Um deles era o João. Caipira de 1,60m de altura, se tanto, casado com a Maria, uma caipirinha de rosto bem sofrido. Tinham três filhas e moravam no sítio.

O pintor Almeida Junior é autor de uma tela (1893), conservada na Pinacoteca Do Estado de São Paulo, com o título “Caipira picando fumo”. Tínhamos uma cópia da mesma feita pelo pintor Gino Bruno. Um dia, minha sobrinha, ainda bem pequena, ao ver o quadro na casa de meus pais, apontou com o dedinho e disse:

“Olha o João!”



Realmente, olhar para a tela de Almeida Junior, mesmo na cópia de Gino Bruno, era ver o João. Passava o dia enrolando seu cigarrinho de palha, sempre preocupado com as horas, pois precisava parar o trabalho para descansar.

O outro empregado era o Lusiânio. Filho de italianos, aloirado e de olhos azuis, com seu metro e oitenta, seria alvo do interesse das mulheres da cidade, não fosse o fato de passar o fim de semana inteiro embriagado e cambaleando pelas ruas.

Naquele início, só vínhamos para cá nos fins de semana. Nos demais dias, os empregados tomavam conta de tudo. No lago havia uma quantidade enorme de patos e marrecos, xodó do antigo dono da propriedade, morador da cidade e que, todos os dias, estava por ali cuidando de tudo.

Pois bastou os patos e marrecos mudarem de dono para começarem a desaparecer misteriosamente. A cada semana eram dois ou três bichinhos que sumiam. O João foi logo explicando:

“É lontra! É lontra que está caçando os patos e acabando com eles.”

O interessante é que nunca encontramos vestígios da lontra e nem vestígios dos patos que, pelo jeito, eram caçados implacavelmente e sem nenhuma luta, pois nenhuma pena sobrava por ali. E foi assim que, em pouco tempo, acabaram-se patos e marrecos. Meus pais, que andavam meio desconfiados, resolveram recolocar os penosos nadando no lago. Só que, ao invés de patos e marrecos, colocaram um bando de gansos. Ora, o ganso não é bicho bobo. Pelo contrário. São bravos e avançam sobre qualquer agressor, mesmo que seja humano. Foi a solução! Nunca mais a “lontra” atacou. Evidentemente, “lontra” era uma história mal contada.

Bom, mas o João, que tanto gostaria de ter um menino, já estava conformado com sua escadinha formada por três menininhas, acabocladas e miúdas como ele próprio e a mulher. Um dia, a Maria engravidou pela quarta vez. O conformado João esperava pela quarta menininha até que, passado o tempo regulamentar, nasceu um menino. Era felicidade demais. Na quarta tentativa acabara dando certo.

Minha mãe foi visitar a mãe e o filho. Voltou desconfiada. O menino, aliás enorme, era clarinho demais. O tempo foi passando, e, cada vez mais, todos achavam estranho aquele meninão loiro e de olhos azuis. Todos, menos o pai orgulhoso.

Por essa época, Lusiânio bebia cada vez mais e meu pai acabou por dispensá-lo. Soubemos, tempos depois, que havia morrido.

Quanto ao filho do João e da Maria, foi desenvolvendo-se e, depois de certo tempo, começou a andar. Já era maior que a irmã mais nova e logo passaria a segunda irmã. O pai, cada vez mais satisfeito e cego de amor paternal, estava muito orgulhoso. Porém, quanto mais crescia o menino, coincidência ou não, mais ele ficava parecido com Luziânio.

Para mim, a explicação seria a mesma:

“Foi lontra!”

TAL MÃE, TAL FILHA!

Pessoal, vocês já devem ter reparado que eu inclui nos meus links um novo Blog : Crônicas da menina Ana Júlia ( http://cronicasdemenina.blogspot.com/ ). É um blog que está se iniciando, mas escrito com muita sensibilidade e inspiração por uma menininha que tem muito jeito para escrever, a Ana Júlia. Por sinal, a Ana Júlia tem por quem puxar, já que é filha de blogueira muito querida de todos nós, a Claudinha (Transmimentos de Pensações). Não deixem de visitar o blog e postar uma mensagem para a Ana Júlia.

OITO DESEJOS

Eddie Wood, o irreverente e único cão beagle dono de blog, atendendo sugestão do Marco (Antigas Ternuras), já postou a relação de seus oito desejos antes de partir desta terra. Quais seriam os grandes desejos de um cão? É só dar uma conferida lá no seu blog: http://www.edbeagle.blogspot.com/

Abração a todos,
JF


sexta-feira, maio 16, 2008

39 Kg DEPOIS


Gentes,

Vocês já viram noiva chegando atrasada na cerimônica de casamento? Bom, isso é o normal, não é mesmo? Faz parte!

Mas, vocês já viram o padre chegar atrasado para o casamento? Eu já vi. Foi no casamento de uma prima da Nina, no interior de São Paulo. O casamento seria na Igreja Matriz. Mas, o padre, um daqueles padres bem velhinhos e com fama de santo, morava com os seus velhinhos, no asilo que ele cuidava. Noivos, padrinhos, convidados, todos na igreja aguardando, e nada do padre chegar. Aí, alguém perguntou:

-Quem ficou de ir buscar o Padre Albino?

Pois é! Esqueceram-se de ir buscar o padre. Mas, foi fácil de resolver. Alguém foi buscá-lo, de carro, lá no asilo. O problema foi convencer o padre, que nessa altura já tinha ido dormir. Sorte que santo vivo é paciente. Ele levantou-se e foi celebrar o casamento.

Pois no meu casamento não foi a noiva (e nem o padre) que chegou atrasada. Foi o noivo!

O casamento seria na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano. Só que a casa de meus pais, no Itaim-Bibi, entrou em reforma. E uma reforma tão grande que tivemos que nos mudar. Fomos lá para a Aclimação.

Na hora de sair de casa, eu estava pronto. Mas o resto da família, não! No desespero, resolvi não esperar mais. Peguei meu carro e fui embora. Naquela época, 1969, ou seja: 39 Kg atrás, o trânsito de São Paulo já era ruim. E sendo final de tarde de sexta-feira...

Bom, cheguei com 40 minutos de atraso. O pior é que só encontrei vaga para estacionar o carro dois quarteirões de distância. Larguei o carro e lá fui eu, a pé, vestido de noivo. Chegando na igreja, vi estacionado o carro com a noiva dentro. Ainda bem que ela me conhecia! Acho que, em quatro anos e meio de namoro nunca deixei de chegar atrasado a qualquer compromisso com ela. O meu consolo é que meus pais e irmãs chegaram ainda depois de mim. E um dos casais de padrinhos, chegou ainda depois deles (e quebrando o maior pau!).

Hoje, estamos comemorando nosso 39º aniversário de casamento. As diferenças são poucas. Eu fiquei mais rechonchudinho e ela assumiu os cabelos brancos.

Só não me perguntem quantos Kg eu pesava quando me casei. Só digo que eram 39 Kg a menos que hoje e não quero ver ninguém calculando meu peso atual.

O importante é que continuamos nos amando, cada vez mais intensamente. Daqui a pouco estaremos saindo do sítio e indo para São Paulo. Hoje tem jantar com filhos, genro e netas.


CONHECENDO A BISAVÓ BLOGUEIRA

Sábado, 3, fomos a Sorocaba-SP para conhecer a Maria Tereza - a bisavó blogueira. Maith é um encanto de pessoa. Nos recebeu em sua casa com um almoço com grande parte de sua grande e simpática família. Naturalmente, o Família Jacaré fez uma apresentação especial dedicada à Maith, com músicas que vão do séc. 19 à atualidade musical brasileira. Enfim, foi uma tarde muito agradável. A Lu (Eeeepa...) e o Vagner tiraram uma série de fotos. Mas, como estão muito atarefados, ainda não puderam prepará-las. Tão logo as tenham, as fotos serão disponibilizadas no blog da Lu : http://eeepa.blogspot.com/ .

Maith, querida. Muito obrigado pela acolhida.

A Maith é redatora de dois interessantes blogs:

"A Bisavó Blogueia" - http://www.bisavo.blogger.com.br/ e o "Cuidado! Estão te Espiando! - http://www.cuidadoestaoteespiando.blogger.com.br/

Não deixem de ler e colocá-los nas suas relações de blogues amigos.

ED WOOD, MAIS UMA VEZ

O Eddie Wood (Ed, para os íntimos), possivelmente o único cão que tenha seu próprio blog, fez mais uma postagem lá na sua área. Não deixem de ver mais essa história desse cachorro trapalhão, teimoso, individualista, comilão... mas, meu cão! O endereço? lá vai:
http://www.edbeagle.blogspot.com/

Abração para todos.
JF

quinta-feira, maio 01, 2008

MEU RETORNO, APÓS O IMPOSTO DE RENDA

Oi, pessoal.

Finalmente, com calma, posso retomar meu blogue, colocar-me em dia com a leitura dos blogues de meus amigos, e, até, retomar a digitação que me é ditada pelo Eddie Wood, meu cão "beagle", nas postagens de seu blogue http://edbeagle.blogspot.com/ Passou a época das declarções de imposto de renda de pessoas físicas, época em que trabalho demais, graças a Deus! Ganha o governo arrecadando imposto de renda e ganho eu arrecadando honorários para fazer as declarações de outras pessoas (a minha é sempre a última. Se bem que eu não cobro nada de mim mesmo!).

Esse que está aí ao lado é o Presidente Pereira Gomes.

Teria eu ouvido um "Quemmmm???"

Melhor explicando: o Presidente Wenceslau Brás Pereira Gomes, que foi presidente do Brasil no período de 1914 a 1918, em plena 1ª guerra mundial.

Mas, o Presidente Wenceslau Brás (como era mais conhecido) entra neste blogue exatamente em função do imposto de renda. Vejam o que eu encontrei no site da Receita Federal - (http://www.receita.fazenda.gov.br/Memoria/irpf/historia/histPriomordiosBrasil.asp na página que trata dos primórdios desse imposto em nosso país, relativamente à fixação das alíquotas para o exercício de 1915:

Sobre as quantias efetivamente recebidas em cada mês por qualquer pessoa civil ou militar que percebem vencimentos, ordenados, soldo, diária, representação, gratificação de qualquer natureza, porcentagens, quotas, pensões graciosas ou de inatividade, reforma, jubilação, aposentadoria,disponibilidade, ou qualquer outro título pela prestação de serviços pessoais, será cobrado o seguinte imposto:

  • De 100$ até 299$ mensais – 8%;
  • De 300$ até 999$ mensais – 10%;
  • De 1:000$ mensais ou mais – 15%
  • Presidente da República, Senadores, Deputados e Ministros de Estados – 20%;
  • Vice-Presidente da República - 8%.

Que interessante! Apenas o que excedesse de "um conto de réis", que era um bocado de dinheiro, na época, é que teria a alíquota máxima de 15%. Entretanto, o Presidente Wenceslau Brás, os Senadores e Deputados, e mais os Ministros de Estado, independentemente do valor de seus vencimentos, fosse pouco ou muito, pagavam 20% (vinte por cento!) a título de imposto de renda. Para dar exemplo!

Sem mais comentários!

_ _ _ _ _ _

UMA HISTORINHA DE TELEFONEMA

Duas da madrugada.

Trimmm... Trimmmm... Trimmm...

-Alôôôô...

-Sua f.d.p.! Meu marido tá aí?

-Seu... O quê? Filha, você está ligando para telefone errado. Não tem ninguém, aqui. Só eu!

-Eu sei que ele está aí! Chama ele!

-Filha, você ligou errado. Sou uma mulher de 88 anos de idade...

Um ano e muitos telefonemas depois:

-Outra vez? Você não cansa? Filha, você quer saber de uma coisa? Você é muito burra! Um ano que você liga prá cá atrás de seu marido... Deixa de ser besta! Manda ele embora! Esse cara não presta!

Antes de ter esse número de telefone, o número anterior fora de um telefone comercial. Uma loja de shopping. Era o dia inteiro com ligações para a loja e ela explicando que não era lá.

Agora, depois de um ano atendendo à esposa raivosa, minha tia não agüentou mais e pediu à Telefonica (assim mesmo, sem o circunflexo, pois é nome espanhol) para mudarem o seu número. Hoje, me ligou para comunicar a mudança.

Mesmo com seus quase noventa anos e com doença que quase a prende à cama, ela não perdeu o humor. Rimos demais, ao telefone, da história toda. E ficamos tentando adivinhar que surpresas trarão o novo número telefônico. Que histórias esse novo telefone estará escondendo? Só o tempo dirá.

_ _ _ _ _ _

TRANSMIMENTOS DE PENSAÇÕES

Hoje, quero comentar mais um blog incrível. Se bem que todos os blogs que estão na minha relação de “links” são incríveis.

Vocês já viram alguém escrevendo poesia em versos? E escrevendo poesia em prosa?

Pois é! A Claudinha faz isso. Seus textos, em versos ou em prosa, sempre com muita ternura e inspiração, são uma eterna poesia. Suas postagens são daquelas que a gente lê e sempre quer mais. Apesar de ela já ter feito postagens posteriores, não deixem de ler o texto “Das Balas de Jornal”. Uma crônica deliciosa e primorosa sobre a inocência da infância. O blog da Claudinha é o “Transmimentos de Pensações”. O endereço, que eu recomendo que vocês coloquem em seus “links” (e quem não tem blog pode coloca-lo nos “favoritos”), é

http://transmimentos.blogspot.com/. Ou então, basta clicar na minha lista de “blogues amigos”.

_ _ _ _ _ _

AMIZADES DA INTERNET

Pessoal,

Neste sábado, toda a Família Jacaré (menos o Eddie Wood, o cão "beagle" - alguém precisa ficar tomando conta da casa!) estará em Sorocaba-SP, para conhecer pessoalmente nossa amiga virtual Maith, a querida bisavó blogueira de http://www.bisavo.blogger.com.br/ e http://www.cuidadoestaoteespiando.blogger.com.br/

Fazer grandes amigos é uma das melhores coisas que a Internet nos proporciona.

Abração a todos,
JF